terça-feira, 9 de março de 2010

DISFUNÇÕES DE LINGUAGEM

A REGRA DA IGUALDADE
Lysette Bollini



Esclareço que as disfunções da linguagem foram pesquisadas nas escolas e delas fiz o meu laboratório, anotando todas as palavras trocadas, omitidas, substituídas, dificuldades na expressão das idéias, enfim, tudo o que pudesse colaborar para um ótimo resultado na
solução dos problemas de linguagem.
Informação: Sem a ajuda dos Eméritos e Dedicados Doutores acima citados, eu, professora primária, pedagoga e pesquisadora durante toda a minha vida em prol da educação e instrução do nosso povo, não poderia, não conseguiria realizar a profundeza dos estudos do:
- Conceito das Disfunções da Linguagem e a possibilidade de adequar técnicas e atividades didáticas- pedagógicas relacionadas à cada problema de linguagem e principalmente ( muito importante) fazer o “ encaminhamento” à médicos, foniatras, ortodontistas e outros especialistas, de acordo com o problema e com as suas especialidades, encontrem a solução dos mesmos, sejam eles físicos, sociais, psicológicos, familiares e muitos outros, com a necessidade da solução agradável e feliz, para impedir situações que interferem, traumatizam e impedem o maravilhoso “ desempenho escolar” da criança que está pronta para desenvolver o seus dons criativos ( que não podem ser negados e impedidos), porque cada um de nós, somos diferentes de todos e por um, não se pode generalizar todos.
COLABORAÇÃO DOS MÉDICOS DA FACULDADE DE MEDICINA DE SÃO PAULO:
- Modelo Pedagógico do Aparelho Fonador, Órgãos dos Sentidos e suas funções;
- Modelo Completo da Ficha Acompanhamento, Avaliação, dos Pontos de Articulação dos
Fonemas Vocálicos e Consonantais;
- Problemas da Linguagem Falada e Escrita;

CONSEQUÊNCIAS DAS DISFUNÇÕES DA LINGUAGEM NA COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
-
-Classificação das Disfunções na Comunicação e Expressão: auditiva; visual; oral; escrita; intelectual, sensorial; gestual; olfativas; gustativas; sociais, psicológicos; táteis; problemas de Órgãos no Aparelho Fonador e outros.
Das pesquisas realizadas com especialistas, livros e outras fontes, enumero algumas classificações dos conceitos científicos das disfunções da linguagem:
- dislalia, disfonia, dislogia, taquifenia, disartria, disfasia,disritmia,disfenia, disglosia, dislalia e outros.
- Temos também problemas na Disfunção da Linguagem, através das Gírias: Expressões Corriqueiras das diferentes regiões do país e culturais,que existem sem a quebra de sua estrutura comum, de sua unidade.
_ A língua tem as suas modalidades: A linguagem comum; a linguagem popular; a linguagem popular; a linguagem culta; a linguagem literária; a linguagem falada e escrita
Alguns exemplos do Conceito das Disfunções, para melhor entendimento:
Por - ex. Dislalia: a) intercalação de letras nas palavras:Ex. professoura por professora; muito por muito e outras; b) omissão de letras: compania por companhia; abobra por abóbora; necidade por necessidade; c) repetição de letras:mamamãe por mamãe; babanana por banana e outras; d) troca ou substituição de letras; bassoura por vassoura; cardeneta por caderneta; reuga por régua; gardecido por agradecido e outras; e) supressão de letras: avalo por cavalo; fda por fada; badeira por bandeira e outras; f) deformação dos fonemas consonantais: tacholo por cachorro; dejejo por desejo; tafé por café; alimal por animal e outras; g) reversão de letras: derento por dentro; progeter por proteger; vredade por verdade e outras.
Confusão de letras:
( f por v) afental por avental; ( z por s ) caza por casa ; ( c por q) condo por quando; ( c por g) critava por gritava; ( t por ss) profetora por professora; ( l por r) alala por arara; ( g por c) galo por calo; ( c por g) cordo por gordo; (t por b) tampor por tambor; ( d por j) viadando por viajando; ( t por SS) e muitos outros.

Quando o aparelho fonador não está completamente desenvolvido, a criança com a idade antes da pré escolar, mistura os fonemas , por exemplo:( f-V) ,porque esses dois pontos de articulação são os mesmos, isto é, iguais na pronúncia.
Na classificação dos fonemas vocálicos e consonantais ,fornecida pelo Dr. ARMANDO AOKI GENSHIRO, o ponto de articulação ( f- v ) chama-se LÁBIO-DENTAL-INFERIOR: é a emissão do fonema produzido pelo contato da ponta da língua com os dentes incisivos inferiores. Exemplico esta situação, porque a minha bisneta Beatriz, tem três anos, apresentou essa dificuldade até hoje e aconselho; nada de pressa e preocupação, porque naturalmente, ela vai pronunciar corretamente esses fonemas sem misturar ou trocá-los. Hoje, dia 7 de março de 2010, acabo de saber, ela, naturalmente, chamou o vovô Paulinho e a vovó Egéria, pronunciando corretamente o fonema vocálico ( v )..Por favor, em nome do amor e do respeito, jamais rotule, não pressione, não atropele a criança pela dificuldade que ela pode encontrar na escrita e na emissão dos fonemas, consonantais e vocálicos porque eles serão substituídos pela abençoada vitória da sua realização completa na Comunicação e Expressão. Dê a criança a felicidade de construir a sua vida de acordo com “ cada momento que as coisas acontecem” e são resolvidos: é a recompensa recíproca de interação entre aluno e mestre, a família , a sociedade, a natureza da Criação do Universo, juntamente com as bênçãos de Deus.

A FICHA DE CLASSIFICAÇÃO, ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DOS PONTOS DE ARTICULAÇÃO DOS FONEMAS VOCÁLICOS E CONSONANTAIS ea Cartilha do Método Universal de” AUTO-ALFABETIZAÇÃO DE CONCEITOS RUIUÇÀRA”, oferecem condições para identificar os problemas de disfunções de linguagem que possam ser sanados através de atividades preventivas e corretivas.A CARTILHA de AUTO-ALFABETIZAÇÃO DE CONCEITOS RUIUÇÁRA”, contém atividades didáticas- pedagógicas relacionadas e independentes que são específicas para colaborar para a solução dos problemas que se apresentam na alfabetização do “ LER-SABER- COMPREENDER” contendo ilustrações, música, desenhos, adivinhações, perguntas e resposta, quadrinhas, completar palavras e orações, decompor e compor palavras novas com os fonemas vocálicos específicos dos problemas de linguagem e uma outra infinidade de atividades a nível de conhecimentos universais, incluindo
educação artística.
DISLEXIA: é a faculdade que a criança apresenta em ler e compreender a escrita. Geralmente, ela é detectada na escola e apresenta dificuldades tanto na leitura como na escrita. A dislexia pode ser determinada por fatores orgânicos, sociais, ambientais, ( visão, audição, olfação, gustação e tátil),coordenação dos movimentos de articulação inadequada, confusão aos pontos de articulação. Por ex. ( b-p) ; ( t- d); ( f-v); ( l-r) e outros, incluindo a “ lateralidade”, fazendo confusão com letras de traçado parecidos: b-d-q-g-p- entre outras.
DISFONIA é causado por problema de som, devido a perturbações orgânicas de funcionamento das cordas vocais e ou de respiração defeituosa.A disfemia apresenta problemas ao que se refere ao uso inadequado de voz nos aspectos: ritmo, timbre, altura e intensidade.
A DISGLOSIA apresenta-se em decorrência de defeitos estruturais dos órgãos periféricos ou lesões nos órgãos da boca ou anexos. Por ex. abcessos, infecções dentárias, mal formações dentárias, falha de dentes, lábio leporino, fissuras ( goela de lobo), língua presa, e muitos outros.
A DISLOGIA é caracterizada pela alteração ou modificação do pensamento através da palavra.
A criança que tem essa disfunção, apresenta dificuldades na expressão das idéias ou conceitos.
A DISFEMIA é uma disfunção da linguagem e apresenta três aspectos: gagueira, tartamudez e mutismo e ela tem muitas causas: nervosismo excessivo, emoções violentas, medo, injustiças e muitos outros.
AGRAFIA é a incapacidade de escrever.
A DISLOGIA é caracterizada pela alteração ou modificação do pensamento através da palavra: :isto quer dizer que a criança apresenta dificuldade na expressão das idéias ou conceitos.

AGRADECIMENTOS ESPECIAIS:
PROFESSOR DR. LAMARTINI PAIVA, TITULAR DA CLÍNICA OTORRINOLARINGOLÓGISTA DA FACULDADE DE MEDICINA DE SÃO PAULO:
PROFESSOR DR. RAFAEL DA NOVA- PROFESSOR DE OTORRINOLARINGOLOGIA DA FACULDADE DE MEDICINA DE SÃO PAULO;
PROFESSOR DR. ARMANDO AOKI GENSHIRO (O PAPA DA FONIATRIA) DA FACULDADE DE MEDICINA DE SÃO PAULO.

Agradeço à todos que estão acompanhando o nosso trabalho educacional com a missão ou objetivo de colaborar, mostrando que muitos termos científicos dos problemas de linguagem e outras informações poderiam ser enumerados, mas somente num livro conseguiríamos escrever o muito das informações ( vamos aguardar que oportunamente seja editado),
mas, num pequeno resumo, esperamos que o que está neste texto, possa levar à todos os interessados, as informações mais prementes. O mais importante é saber que os problemas de linguagem detectados, podem através de atividades preventivas e corretivas , e sendo necessário, fazer o encaminhamento a especialistas para a solução e vitória da realização da criança no ensino-aprendizagem.
Deus abençoes todo que estão empenhados na ajuda à criança, através de atividades específicas, de encaminhamentos especiais, deixando fluir o respeito, o conhecimento, a dedicação e o amor à criança indefesa e necessitada do apoio de todos. Peço com todo o respeito, amor e compreensão que jamais a criança seja, pelas dificuldades que ela não procurou, mas, que está introjetada nela provisioriamente , não a rotulem, não a apressem, não a force a resolver de imediato a solução do problema detectado, porque, ninguém é igual a ninguém e pelas diferenças individuais de cada um ( inteligência, caráter, personalidade, intuição, temperamento, vontade, tempo e outros), eles não podem determinar e prever o momento da sua solução. Cada um , tem o seu tempo, a sua hora, o seu momento para que a beleza da sua realização se realize com alegria e felicidade .A generalização” além de ser má, péssima, ignorante conselheira cega e irresponsável, não prevê os transtornos, nem sentem a angústia, o desespero que causam à criança e aos seus familiares. Nada de desespero: a solução já está a caminho. Faça tudo o que for necessário, encaminhamentos especializados, mas cuidado! Não atropele o tempo, porque o tempo tem o tempo certo para tudo: é o mesmo que “plantar couve para comer no dia seguinte”, como afirma o Dr Rui Barbosa.
( pgs. 685-686) RUI BARBOSA, afirma que “ A parte da natureza varia ao infinito. Não há no universo, duas coisas iguais. Muitas se parecem muitas às outras.Mas todas em si diversificam. Os ramos de uma só árvore, as folhas da mesma planta, os traços da polpa de um dedo humano, as gotas do mesmo fluído os argueiros do mesmo pó, as raias do espectro solar ou estelar. Tudo assim, desde os astros no céu, até os micróbios do sangue, desde as nebulosas no espaço, até aos aljôfares do rocio na relva dos prados.
A “ regra da igualdade” não consiste senão em quinhoar desigualmente aos desiguais, na medida em que se desigualam. Nesta desigualdade social, proporcionada à desigualdade
natural, é que se acha a verdadeira lei da igualdade. O mais são desvarios da inveja, do orgulho ou da loucura. Tratar com desigualdade a iguais, ou a desiguais com igualdade, seria, desigualdade flagrante, é não igualdade real. Os apetites humanos conceberam inverter a norma universal da criação, pretendendo, não dar a cada um, na razão do que vale, mas atribuir o mesmo à todos, como se todos se equivalessem.
Mas, se a sociedade, não pode igualar os que a natureza criou desiguais, cada um, nos limites da sua energia moral, pode reagir sobre as desigualdades nativas, pela educação, atividade, perseverança. Tal a missão do trabalho.”
ACREDITE E TENHA FÉ QUE TUDO JÁ PODE ESTAR ACONTECENDO PARA A SOLUÇÃO E A FELICIDADE DE TODOS; PEÇA E DEUS COLOCA CADA UM, NO SEU MANTO DE AMOR E PROTEÇÃO.OBRIGADO, SENHOR!
LOUVADO SEJA DEUS.

BIBLIOGRAFIA
• RUI BARBOSA /ESCRITOS E DISCURSOS SELETOS/ ORATÓRIA ACADÊMICA/ ORAÇÃO AOS MOÇOS – BIBLIOTECA - LUSO BRASILEIRA – RIO DE JANEIRO- EDITORA JOSÉ AGUILAR LTDA – 1960 – PG 685-686

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