terça-feira, 10 de março de 2009

"Foi assim que tudo aconteceu.."

Foi assim que tudo aconteceu..’
Lysette Bollini.

FAZENDA E COLÉGIO

Com uma vida tão livre,
Tão saudável, tão natureza,
Da Fazenda São José, em Bariri,
Por vontade própria decidi,
Pó alguns anos me despedir,
Queria ser professora,
Queria estudar,
P’ra ajudar tantos analfabetos calejados,
Que nem o lápis,
Nas mãos calosas,conseguiam segurar.
Era mais fácil segurar
O cabo da enxada, do enxadão,
Plantar no chão,palanques e mourão,
Com o calejado d oído das mãos.
E lá fui eu....
Com o enxoval completo,
Guardado no baú,
Meu número, setenta e seis,
Em nenhuma vez,
Deixei dele me orgulhar.
Do Colégio das Freiras,
Da Irmandade São José de Jaú,
Fui contente estudar.
O meu enxoval tão lindo,
Feito com amor e carinho,
No baú especial foi morar.


Sentia-me como uma noiva,
Esperando o enlace nupcial.
Era um casamento diferenciado,
Mato, cafezal,boiada, cavalos...
Livre eu, como o vento,
Casar com um lindo e majestoso casarão,
Todo edificado de cimento.
Mas foi um casamento perfeito.
Confesso: - difícil combinar.
Mas aos poucos fui tomando jeito.
E logo estava feita uma verdadeira colegial
Tocava piano, ...
Cantava no côro,...
Pintava telas a óleo....
A via-sacra, de cor eu sabia.
Os salmos todos eu lia.
A missa toda manhã assistia.
Aos poucos, fui associando,
A natureza com a Bíblia.
A Bíblia com os ensinamentos.
Os ensinamentos das verdades,
Que Deus Nosso Pai nos deixou.
E fui sendo como um diamante,
Aos poucos lapidada.
Meu Deus!! Quanta coisa aprendi !
Quanta beleza na vida eu vi!
Quanta emoção eu senti!
E hoje com o mesmo sentimento,
De amor, respeito e sonhos,
É acalentador ver e sentir,
Que o povo brasileiro
Sabem que a única solução,
É ensinar a ler e escrever,
Quem esta nas trevas da Alfabetização.
Neste mundo de sonhos e realidade
Encontrei a minha verdade.











Nenhum comentário:

Postar um comentário