quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

SEM O MÉTODO, O SER HUMANO NÃO VIVE A VIDA PLENAMENTE

RESUMO DO CONTEÚDO DO MÉTODO UNIVERSAL DE “CONCEITOS RUIUÇÁRA”
Lysette Bollini

ORIGEM DA PALAVRA RUIUÇÁRA: RUI BARBOSA É O INSPIRADOR DO MÉTODO UNIVERSAL DE “CONCEITOS RUIUÇÁRA”

DEFINIÇÃO DE MÉTODO: Processo racional para chegar a determinado fim; isto é caminho para alcançar os objetivos propostos.
• ( pg.35) “O ponto da educação deve, portanto mudar; deixar de orientar-se exclusivamente no espírito do mestre, para se fixar principalmente na energia individual, nas faculdades produtoras do aluno. Cumpre fazer do discípulo o
“ cooperador do mestre; alargar o seu trabalho pessoal, solicitar, fecundar a expansão das forças interiores, estimular o esforço íntimo, as aptidões instintivas, e, se nos permitem, a inventividade natural do aluno “. Ou, enfim, “ Se o mestre apelar constantemente para a vontade livre, para a espontaneidade, inspirando desde os mais verdes anos, o sentimento da personalidade... condição inicial e capital de toda a educação; se despertar na criança o homem, tratando-a como homem o mais cedo possível... toda a cultura moral brotará naturalmente dele.” “ a lei da moral, como a de toda a cultura abrangida no domínio escolar, é a atividade, a intuição, a vida.”
• ( pg. 32) Cumpre renovar o método, orgânica, substancial, absolutamente, nas nossas escolas . Ou, antes, cumpre “criar” o método; porquanto o que existe entre nós usurpou um nome, que por si só, por antífrase lhe assentaria; não é o método de ensinar, é pelo contrário, o método de inabilitação para aprender.
Rui Barbosa figura como o precursor, e sem dúvida, o primeiro a tratar da pedagogia como problema integral de cultura, isto é, problema filosófico, social, político, ecológico, psicológico e técnico, a um só tempo.


METODOLOGIA E PROCEDIMENTOS PEDAGÓGICOS

OBJETIVO DO CONCEITO “RUIUÇÁRA” NA LINGUAGEM
Devido as diferenças regionais do nosso Brasil, sentimos a necessidade de integrar a linguagem popular ou erudita numa unidade nacional, onde por mais diferenças culturais e expressões corriqueiras que possam haver, é possível conseguir. E, o conceito regional de qualquer estado, pode milagrosamente ser integrado ao conceito que está no livro, na CARTILHA DE AUTO- ALFABETIZAÇÃO DE CONCEITOS RUIUÇÁRA e outros meios de comunicação porque ele pode ser acrescentado como enriquecimento, como informação e pesquisas. Ligando ao mesmo tempo o ensino do conceito do livro, associado aos costumes, cultura, escala de valores e principalmente o mundo do “ conhecimento do universo,” que é infinito sem medida, sem espaço, sem quantidade, sem qualidade, sem tamanho, sem tempo, sem distância, sem profundidade, mesmo porque, é impossível absorver todo o campo do conhecimento universal. O seu “mundo do conhecimento” depende única e exclusivamente de você. Você é o único responsável por ele que faz parte do seu patrimônio cultural.
Lembre-se: Aprenda a separar o joio do trigo: você planta e a colheita é você quem faz para a sua felicidade.

*( pg. 31) “Nenhuma organização por si só; nenhuma visão dos problemas sociais, por mais previdente , como nenhum sistema de idéias terás, por mais amplo , nada realizam na educação, se não os acompanhe, para fazê-los viver e dar-lhes substância, uma forma gráfica de trabalho, ou seja, uma metodologia. Na metodologia é que se entrecruzam todos os caminhos da pedagogia. Por isso, o metodologista há de visar alto e nobre, mas os pés solidamente presos ao solo. Só assim, poderá realizar o melhor de consubstanciar o pensado como possível, em possível.
* ( Pg.22) “ Instruir não é simplesmente acumular conhecimentos, mas cultivar as faculdades por onde os adquirimos e utilizamos a bem do nosso destino. Se não as educamos simultaneamente na direção da esfera intelectual e na direção da esfera moral, tê-las-emos, condenado a um desenvolvimento incompleto.Conhecer é possuir a noção completa e o conhecimento perfeito da lei no mundo moral, como no da criação material. A pedagogia começa a ser um esquema filosófico, para se transformar numa dinâmica pedagógica, vivente e fértil. Instruir não é simplesmente, acumular conhecimentos, mas cultivar as faculdades por onde os adquirimos, a bem do nosso destino.”

OBJETIVO GERAL: “A instrução de um povo, ao mesmo tempo que o civiliza e melhora, tem especialmente em mira ( notai o valor do advérbio) habilitá-lo a se governar a si mesmo.”

CONCEITO: do latim “ concepto”: aquilo que o espírito concebe: entendimento, opinião.
CONCEITO: a) ABSTRAÇÃO: a formação do “ conceito se faz por meio da “ abstração’, quando eu vejo por exemplo uma flor, uma fruta, ou outra coisa, porque o conceito é universal e tudo no universo, é o “ conceito universal”. Pela “abstração’ eu vejo pela primeira vez uma coisa e
em meu cérebro, ode se imprime a “percepção” do que foi visto, minha consciência é capaz de formar a “ imagem”, mesmo na sua ausência. É um processo de separação, de análise mental que grava e interioriza-a. Resumindo, a abstração tem a capacidade de isolar o objeto da sua existência concreta, atribuindo determinadas características ou qualidades à todos da sua espécie.
b) GENERALIZAÇÃO é a segunda fase na formação dos” conceitos” e de posse desses elementos comuns, eu formo uma “ idéia abstrata’ da coisa vista. No entanto, é necessário muito cuidado na afirmação da “ generalização”, ao considerar que todos são iguais, porque é importante considerar as “ diferenças individuais” de cada espécie, de cada uma ou um das coisas,, porque cada uma delas tem as suas particularidades e jamais são padronizadas e iguais. Por exemplo, eu reconheço uma fruta ou uma flor da outra, mesmo sendo diferentes na sua forma, cor, cheiro, tamanho e outras coisas mais.. No que se refere às “ diferença individuais do ser humano”, cada um tem as suas diferenças no que se refere a personalidade, caráter, inteligência, ideais e outros atributos diferentes em cada um.
c) SÍNTESE é o método que parte do simples para o composto, dos elementos para o todo, da causa para os efeitos, do princípios para as conseqüências. A síntese é o contrário da análise que é a decomposição de um todo em partes.

TÉCNICAS E PROCEDIMENTOS PEDAGÓGICOS:
- FICHA DE ACOMPANHAMENTO, CONTROLE E AVALIAÇÃO DE TODAS AS SÍLABAS SIMPLES E COMPLEXAS DO ALFABETO;
- ATIVIDADES INDEPENDENTES E RELACIONADAS;
- ILUSTRAÇÕES DE TEXTOS E PALAVRAS;
- DECOMPOSIÇÃO E COMPOSIÇÃO DOS CONCEITOS BÁSICOS, PARA A FORMAÇÃO DE NOVOS
CONCEITOS, ORAÇÕES E TEXTOS;
- CALIGRAFIA;
- ENTREVISTAS, PESQUISAS E OUTRAS ATIVIDADES INDEPENDENTES E RELACIONADAS (INTERNET);
- QUADRINHAS, EDUCAÇÃO ARTÍSTICA E OUTRAS ATIVIDADES.

BIBLIOGRAFIA:
*- A PEDAGOGIA DE RUI BARBOSA- Pgs.35-32-.31-
LOURENÇO FILHO BIBLIOTECA DA EDUCAÇÃO- N 24- SEGUNDA EDIÇÃO
EDIÇÕES MELHORAMNETOS

-AGRADECIMENTOS ESPECIAIS:
AO HOSPITAL DAS CLÍNICAS – SÃO PAULO- ESTADO DE SÃO PAULO- BRASIL
AO PROFESSOR TITULAR DE OTORRINOLARINGOLOGIA DR. LAMARTINE PAIVA;
AO PROFESSOR DE OTORRINOLARINGOLOGIA DR. RAFAEL DA NOVA;
AO PROFESSOR DE FONIATRIA DR. ARMANDO AOKI GENSHIRO, QUE FORNECERAM TODO A MATERIAL NECESSÁRIO PARA A REALIZAÇÃO COMPLETA DA :
- CLASSIFICAÇÃO E PÓNTOS DA ARTICULAÇÃO DOS FONEMAS VOCÁLICOS E CONSONANTAIS;
- SUBSÍDIOS DA LINGUAGEM E PROBLEMAS DA LINGUAGEM NOS ASPECTOS: CONCEITO, TÉCNICAS E OUTROS.
FONÉTICA HISTÓRICA E FISIOLÓGICA; ARTICULAÇAO FONÉTICA;
- MODELO PEDAGÓGICO DO APARELHO FONADOR, FUNÇÃO E ORGÃOS DOS SENTIDOS;
- ENCAMINHAMENTOS ESPECIAIS NECESSÁRIOS PARA SOLUÇÕES DE PROBLEMAS DE LINGUAGEM E OUTROS QUE DEPENDEM DAS TÉCNICAS PEDAGÓGICAS E DE OUTROS REFORÇOS MÉDICOS E TODOS INTEGRADOS NO AMOR, NO RESPEITO E NA VALORIZAÇÃO DO DIREITO DE CADA UM DE VIVER REALIZADOS E FELIZES.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Lenda da Lua

LENDA DA LUA
ADAPTAÇÂO DE LYSETTE BOLLINI


A lua era uma moça linda,
Tão branca, tão faceira!
Que parecia pintada
E recortada nas bordas da cachoeira.
E ela, com tanta beleza,
Influência tinha no mundo da natureza.
Nos galpões rústicos das estâncias,
Conta-se:
Que as marés regulava;
Que o brilho das pedras atiçava;
Que na germinação das sementes,
Era muito influenciável;
Que os índio para plantar uma roça,
Para cortar o pau e fazer um arco;
Para armar um covo na beira do rio;
Para os médicos feiticeiro Indicar uma erva curável;
Para coisas ou más predizer
Das coisas do acontecer,
No fundo do bosque iam todos interrogá-la.
E, a lua, chamada Capêi,
Naquela vida apagada,
Acaba enfadada.
E tudo muito piorou,
Quando com um certo feiticeiro brigou.
Com os homens, ficou triste , magoada,
E decidida a abandonar os irmãos seus.
Resolveu para o céu subir.
Mas não tinha como ir.
Começou a cortar o cipó
Que pendia das árvores altas.
E depois, cochando-os
De dois em dois palmos,
Fez uma escada gigantesca,
Para o céu chegar, com certeza.
Mas era preciso ajuda
Para essa arte tão difícil.
E pediu à coruja serviçal,
Que a ajudasse no seu ideal:
Que ela subisse a porta do céu,
E lá, segurasse com firmeza,
A extremidade da escada quase infinita.
E a lua por ela, subiu.
E na sua chegada ao céu,
Sua missão não encerra,
Porque indica às estrelas , suas filhas,
Seus lugares no firmamento
E alumia nas trevas da noite
Com os seus raios de luar,
Os caminhos dos irmãos
Aqui na terra.

BIBLIOGRAFIA: ANTOLOGIA ILUSTRADA DO FOLCLORE BRASILEIRO
ESTÓRIAS E LENDAS DA AMAZÔNIA-pg.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Fala!!!

Falar por demais
Lysette Bollini


Eu conheço muitas pessoas,
Que falam tanto e de tanta gente,
Que ficariam na míngua,
De tanto gastar a língua.
Na boca, ganhariam uma íngua.

Falam, caluniam, caçoam,
Fazem mil intrigas e fofocas.
Fazem mal-uso da língua, contentes.
Ainda não percebem essas gentes,
Que a língua não tem dentes?

Mas, um dia, disso eu tenho certeza.
Não é imaginação minha.
De tanto a língua ser afiada,
Ela vai estar muito bem preparada,
Para cortar-se a si mesmo a danada!

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Abra as portas do Universo.

ABRA AS PORTAS DO UNIVERSO
Lysette Bollini

Com um Universo tão imenso, tão infinito!
Com tantos astros morando nessa imensidão!
Com o Sol, iluminando todo o espaço irrestrito,
Como permites as portas do Universo fechadas da prisão?

Como pode o Ser Humano, tão criativo, tão inteligente,
Tão cheio de força, poder, livre arbítrio e autoridade,
Tão capaz de resolver problemas, é capaz e não sente,
Submeter-se a tamanha e incompreensível infelicidade?

O Homem pode ser escravo de si mesmo: é só permitir.
O Homem, julga que tudo vem de graça, e para tudo tem desculpa.
Não sabe ele que, sem o trabalho, a fé, a ousadia de acreditar e agir,
É tudo para esconder a covardia da inércia da sua culpa?

Deus disse: Crescei e multiplicai-vos, para nos seus ensinamentos,
Alertar que o pequenino grão da mostarda, a menor de todas as sementes,
Torna-se a gigantesca árvore que abriga os pássaros dos ventos,
Onde constroem nos seus galhos fortes, casas inteligentes?

Cada um de nós e todos nós, sem exceção, neste mundo abençoado,
Podemos com toda a certeza, pobre ou rico, com muito sucesso,
Mesmo com todos os contrários existentes e diferentes, é acertado:
- Abra para você e para todos, com amor e respeito, as portas do Universo.